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Aprenda a fazer a melhor rabanada para o seu Natal

    A Rabanada é uma sobremesa tradicionalmente consumida durante o período natalino, com raízes em várias culturas. Seu nome original, “pain perdu” em francês, significa “pão perdido”. Acredita-se que essa receita tenha surgido na época medieval como uma forma de aproveitar o pão amanhecido, mergulhando-o em leite e ovos para reutilizá-lo. Existem diversas variações na preparação, pois embora a receita básica envolva pão embebido em leite e ovos e depois frito, há muitas variações regionais e pessoais. Algumas pessoas adicionam ingredientes extras à mistura de leite, como vinho do Porto, canela, casca de laranja ou limão, para dar sabores mais complexos.

    Hoje em dia, além da versão frita clássica, existem versões assadas ou feitas em air fryer para reduzir a quantidade de óleo utilizada. Também há variações mais saudáveis, como rabanadas feitas com pão integral, substituição de açúcar por adoçantes naturais ou leite de amêndoa para opções veganas.

    RECEITA DA RABANADA

    Ingredientes: 1 pão de forma (preferencialmente amanhecido); 500ml de leite; 3 ovos; 100g de açúcar; 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional); Óleo para fritar ou pode-se usar manteiga; Canela em pó a gosto; e Açúcar de confeiteiro.
    Preparação inicial: Corte o pão em fatias grossas, com aproximadamente 2 cm de espessura. Se o pão não estiver amanhecido, deixe as fatias descansarem por um tempo para que sequem um pouco e absorvam melhor a mistura de leite. Preparação da mistura de leite: Em uma tigela grande, misture o leite com a essência de baunilha (se estiver usando) e reserve. Preparação dos ovos: Em outra tigela, bata os ovos.

    1. Mergulho das fatias de pão: Mergulhe as fatias de pão na mistura de leite, deixando-as absorverem por alguns segundos. Certifique-se de que estão bem embebidas, mas não tão molhadas que se desfaçam.
    2. Fritura das rabanadas: Em uma frigideira, aqueça o óleo (ou derreta a manteiga) em fogo médio-alto. Retire as fatias de pão da mistura de leite e passe-as no ovo batido, cobrindo bem ambos os lados.
    3. Frite as fatias de pão em óleo quente até que estejam douradas dos dois lados. Isso geralmente leva alguns minutos de cada lado. Se necessário, frite em lotes para não lotar a frigideira.

    Finalização: Após fritar, retire as rabanadas da frigideira e coloque-as sobre papel-toalha para absorver o excesso de óleo. Em seguida, misture o açúcar com a canela em pó em um prato raso e passe as rabanadas nessa mistura enquanto ainda estiverem quentes, cobrindo-as por completo.
    Essa é uma receita básica de rabanada. Você pode adaptá-la adicionando ingredientes como leite condensado, cravo ou raspas de limão para dar um toque pessoal ao seu gosto!

    A rabanada também pode ser uma opção vegana e saudável, ideal como um pré-treino para o dia de Natal, já que a receita é composta por alimentos ricos em carboidratos, como o pão e a banana, que fornecerão energia para a atividade física. Em geral, os ingredientes desta receita oferecem diversos benefícios para a saúde, o chocolate com 70% de cacau, para além de ser delicioso, é uma fonte rica em antioxidantes que contribuem para o bem-estar geral.

    A canela, com seu sabor distintivo, é uma especiaria conhecida por auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A banana, por sua vez, é uma excelente fonte de energia, fibras, potássio, magnésio e vitamina B6. Além disso, tanto o chocolate com 70% de cacau quanto a banana têm o potencial de melhorar o humor, ajudando no aumento da produção de serotonina.