Você realmente sabe quantos megas tem a sua internet ? Aprenda a medir de forma correta

By: portalfutebolnews.com.br

Percebendo oscilações na sua conexão e desconfiando que a velocidade atual da sua internet não corresponde ao que foi contratado? É fundamental realizar um teste de velocidade de internet. No final desse artigo, você irá conhecer o melhor site/aplicativo para medir sua internet.

Existem diversos sites e aplicativos altamente precisos para avaliar a velocidade de download e upload da sua conexão. Se você está se sentindo um pouco perdido com esses termos, não se preocupe!

Antes de medir a velocidade da sua internet, é importante compreender alguns conceitos frequentemente apresentados durante esses testes. Conheça-os mais detalhadamente a seguir

Conceitos básicos:

Vamos começar com o conceito de latência. A latência refere-se ao tempo que leva para uma informação viajar de um ponto A para um ponto B em um sistema computacional. Quanto menor for esse tempo, melhor será a velocidade da conexão.

A latência é geralmente medida em bits e é comumente expressa em megabits por segundo (Mbps). Em outras palavras, representa o período que um bit leva para se deslocar do ponto A para o ponto B. O ponto A pode ser exemplificado como um servidor, por exemplo.

Outro termo crucial durante testes de velocidade de internet é o ‘ping‘. Enquanto a latência foca no tempo de ida de A para B, o ping engloba tanto o tempo de ida quanto o retorno, isto é, de A para B e de volta de B para A. Ele é essencial para avaliar a estabilidade da conexão.

Existe também a taxa de download, que representa a quantidade de informações provenientes da internet para o seu computador pessoal.

Isso tem um impacto direto no tempo de carregamento de dados. Em conexões de internet mais velozes, os arquivos são baixados mais rapidamente como resultado disso.

O movimento oposto é conhecido como upload, referente ao envio de informações para a internet. Quando você contrata um serviço de internet de 100 megabits, essa taxa está relacionada à capacidade de download, ou seja, recebimento de dados.

Contudo, a taxa de upload também é crucial, especialmente para aqueles que produzem conteúdo e precisam compartilhá-lo.

Adicionalmente, uma baixa velocidade de upload pode resultar em conexões interrompidas. Já passou pela situação de assistir a uma transmissão ao vivo que repentinamente trava?

É bastante provável que a pessoa que está fazendo a transmissão tenha uma taxa de upload não tão satisfatória.

Como fazer o teste de velocidade de forma correta ?

Uma maneira simples de verificar sua conexão com a internet é através da ferramenta disponível no próprio buscador do Google, que mantém uma parceria com a Measurement Lab (M-Lab).

Ao pesquisar ‘teste de velocidade de Internet’, você verá uma tela com um botão indicando ‘Executar teste de velocidade’.

Clique no botão para iniciar o teste de velocidade. Este teste é projetado para medir tanto a velocidade de download quanto a de upload. Os resultados serão exibidos na sua tela em até 30 segundos.

É importante observar que as taxas podem variar dependendo da frequência do modem. Algumas redes podem ter limitações de velocidade em frequências mais baixas.

Portanto, certifique-se de estar conectado à rede 5G antes de iniciar o teste, seja no seu computador ou celular

Speedtest: o mais seguro e confiável aplicativo para medir sua internet

O Speedtest é um aplicativo desenvolvido pela Ookla, uma empresa conhecida por oferecer uma das ferramentas mais populares e confiáveis para medir a velocidade da internet.

Esse aplicativo está disponível para uma variedade de plataformas, incluindo dispositivos iOS, Android, Windows e macOS.

O Speedtest permite aos usuários testar a velocidade de download, upload e ping da sua conexão de internet. Ele opera através de uma análise rápida da velocidade de transferência de dados, mostrando os resultados em Mbps (megabits por segundo).

O aplicativo também registra o histórico de testes realizados, permitindo ao usuário acompanhar a variação da velocidade ao longo do tempo.

Os resultados obtidos com o Speedtest podem ser úteis para avaliar o desempenho da conexão de internet, ajudando os usuários a identificar problemas de velocidade, comparar com a velocidade contratada com a provedora de internet, e, em alguns casos, fornecer informações úteis para solucionar possíveis problemas de conectividade.